DICAS DE CONSERVAÇÃO DA MADEIRA EM SÃO PAULO
DICAS DE CONSERVAÇÃO DA MADEIRA EM SÃO PAULO
Dicas para conservar seus móveis
Atitudes cotidianas, como não exagerar no peso e não bater portas, ajudam a conservar as peças
Do planejamento das peças à limpeza, passando por manuseio adequado e manutenção de dobradiças e corrediças, os pequenos cuidados podem fazer toda a diferença na durabilidade de seus móveis. O peso é um dos principais aspectos a ser observado na conservação dos móveis. Com excesso, a madeira começa a vergar, sugerindo-se que nesses casos, a tábua seja virada de baixo para cima e o peso, é claro, reduzido.
Outra dica é colocar latas, no caso do móvel da cozinha, nas prateleiras mais baixas, pois a base costuma ter maior apoio. A distribuição equilibrada dos objetos nos armários também ajuda a impedir que as prateleiras cedam. Fazer pilha de pratos, por exemplo, em vez de colocá-los todos juntos de um lado e os copos do outro. Na hora de projetar armário podemos até fazer uma prateleira mais baixa, onde fiquem apenas os pratos, para facilitar essa distribuição.
Ainda na cozinha, lembramos que gavetas de talheres resistem mais se têm as divisórias para os utensílios, pois o peso fica distribuído. Do contrário, a tendência é que acabem concentrados na parte central do compartimento. Sugerimos que sejam usadas duas dobradiças (de cada lado) nos gavetões que vão receber muito peso, para não forçar o mecanismo.
Quem pretende usar o móvel para livros também deve projetá-los ou comprá-los com tábuas mais espessas. Se a peça já estiver pronta, é possível reforçá-las. Além disso, vale observar o comprimento de cada prateleira, pois a partir de 80 centímetros já é aconselhável ter um apoio extra na região central.